quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A Quaresma e a Cartomancia


Olá pessoal. Quero deixar aqui, antes do referido post, meu pedido de desculpas pelo atraso nas postagens. Estou temporariamente sem internet, isso dificulta (e MUITO) as coisas.
Contudo, os posts não irão parar, nem que sejam apenas pequenas reflexões.
Como esta, sobre o tempo que vivenciamos até o Domingo de Ramos próximo.

A Quaresma é o período de quarenta dias que sucede o Carnaval e antecede a Semana Santa dos católicos. Nesses quarenta dias, o roxo predomina nas igrejas representando penitência e interiorização, assim como uma possível reflexão sobre os mais recentes excessos (alguém ouviu "Carnaval"?). Esse período seria, por analogia, o período entre a Torre e a Estrela; a Estrela aqui, representando o essencial que permanece diante da queda do supérfluo, tal como o verdadeiro cristão se desfaz do supérfluo pela leveza do seu ser diante do seu Senhor.
Muitos cartomantes de formação católica (sobretudo os que utilizam o baralho comum pela perspectiva de São Cipriano) não abrem seus baralhos nesse período do ano, tiram "férias", por assim dizer. Considera-se esse um período nefasto para a Visão. Contudo, como bem sabemos, isso é uma convenção de acordo com a crença pessoal de cada um. Assim como o Finados não seria uma boa data para a divinação pela visão cristã, a mesma data no calendário celta seria propícia, até mesmo recomendada, para o mesmo ato.
Sendo assim, parar ou não de jogar durante esse período é uma escolha pessoal e intransferível. Contudo, não devemos nos ater a superstições, e sim a conceitos devidamente refletidos e desejados.
Até o próximo post.

Um comentário:

  1. Os hábitos pessoais e as místicas religiosas sempre me "incomodam"... Embora seja algo intimo e pessoal e não há como disso fugir.
    Eu acho curioso alguns aspectos e sigo analisando e espiando de longe, mas há coisas que simplesmente não combinam, enfim, cada olhar reflete apenas o que vem de dentro e não há como negar isso, não é mesmo.
    Beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...