sábado, 14 de janeiro de 2012

Conversas Cartomânticas: Luciene Ferreira e a misteriosa Rainha de Copas



Conheci a Luciene Ferreira no Fórum Nacional de Tarô. Desde então, temos conversado um bocado. É nesses momentos que percebo o quão importante é participar de eventos de Tarô. Neles, podemos encontrar gente que pensa como a gente ou, pelo menos, na mesma coisa que a gente. E hoje ela nos inebria com esse mergulhar naquela que é a mais profunda das Águas, a Rainha de Copas. Vamos com ela.


Nota do editor: A Rainha de Copas possui um atributo
por vezes associado com uma lâmina, por vezes com um cetro;
assim como o Cavaleiro de Ouros. 
Rainha de Copas
Marseille Grimauld


Dentre as 16 cartas da Corte, sem dúvida a mais enigmática é a Rainha de Copas. Junto com a Rainha de Ouros, é a expressão mais forte do feminino na série dos arcanos menores, pois ambas representam os elementos associados à energia yin, o princípio feminino, passivo, noturno, escuro, frio. 

Rainha de Copas
Radiant Rider-Waite

Enquanto a Rainha de Ouros busca a segurança, nossa dama de Copas valoriza os sentimentos. Ela é a dona de nossas emoções. Representante do elemento água, une duas forças poderosas: o segredo da alma feminina e o vigor dos sentimentos. Em muitos decks, como de Marselha e o de Rider-Waite, ela surge com um aspecto sombrio, carregando uma taça (receptáculo da própria vida) fechada, indicando as emoções que são escondidas.
Similar à versatilidade da água, a Rainha de Copas transita da placidez de um sereno lago ao turbilhão de uma fatal tsunami. É a água que nos alimenta, mas que também pode nos matar. Traduz a dualidade do feminino; ao mesmo tempo, mistério, sensibilidade, amor e ódio. É sangue, é vida. Mistura a dor do parto, com a alegria do nascimento. 

Rainha de Copas
Hudes Tarot

A Rainha de Copas personifica bem a força de seu elemento, único capaz de se apresentar em estado líquido, gasoso ou sólido e o que ocupa a maior parte de nosso planeta e de nosso organismo. A mesma água que fecunda a terra e gera vida,pode contaminar nosso corpo, romper barreiras e causar destruição, É capaz de desgastar a rocha, apagar o fogo e umedecer o ar, mas também encontra caminhos onde nenhum outro elemento pode chegar. Nenhuma força a detém. 
O naipe que sustenta essa Rainha nos fala de duas potentes e antagônicas emoções. O amor, o mais nobre sentimento, pelo qual se concretizam grandes conquistas e se fortalecem laços de solidariedade. E o ódio, o outro lado do mesmo sentimento, que é responsável pelas piores mazelas e mais sanguinolentas guerras.

Rainha de Copas
Lo Scarabeo Tarot

Assim se manifesta essa dama da corte. Ela é a mãe amorosa, a esposa carinhosa, mas pode se tornar, em sua sombra, a mulher dissimulada, vingativa e cruel. Carrega as dores e as alegrias do mundo. Zela pelos que ama e defende-os até a morte. Numa tiragem, pode representar a amante, que é mantida em segredo, um de seus significados gerais.
Se você está com a Rainha de Copas, é momento de entrar em contato com suas mais profundas emoções, recalcadas em seu inconsciente. Os sentimentos estão aflorados, a intuição em evidência. Se souber contornar e limitar essas sensações, poderá navegar pelas plácidas águas de seu lago interior e realizar seus mais acalentados sonhos. Do contrário, poderá detonar um furacão de emoções, cujas consequências ainda não são percebidas. Saiba utilizar a nobreza dessa senhora para semear a paz e evitar a guerra. Compartilhe seus sentimentos e evite a dissimulação.

Rainha de Copas
Celestial

Se a Rainha de Copas é uma mulher em sua vida, atente-se para seus sinais. Cuidado para não se tornar vítima de seus sentimentos e nem render-se às suas chantagens emocionais. Aproveite de sua generosidade, mas fique atento às suas armadilhas.
E, por fim, se essa dama surge como conselho, o momento pede segredo. Não divida seus sentimentos com ninguém. Seja generoso, invista em seus sonhos, ouça sua intuição e proteja os que ama. O universo lhe pede delicadeza e entrega. Encha o mundo de amor!

Rainha de Ânfora
Policena (Polyxena)
Sola Busca Tarot

Nota do Editor: Para aqueles interessados na iconografia do Waite-Smith, sugiro a leitura deste texto aqui, da autoria da Mary Greer, sobre a imagem de Polisena do Sola Busca. É um oásis de informações nesse oceano de mistérios.

2 comentários:

  1. Vim agradecer a visitar e deixar um beijinho, é sempre um prazer te ter por lá, viu?
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou começando a estudar tarot e gostei bastante da sua leitura. Obrigada pro compartilhar. Abraços!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...