sábado, 7 de janeiro de 2012

Conversas Cartomânticas: Adriana Carvalho e o Rei de Copas.



Olá pessoal. Conheci a Adriana Carvalho numa dessas passagens por blogs que, se não for por pura sincronicidade, careceriam de interpretação. E, desde então, me tornei fã de sua arte e expressão. São anos de uma amizade sincera, ainda que virtual. Mas não faltarão oportunidades de encontrarmo-nos!
Responsável pelo blog Arte Voadeira, elabora baralhos clássicos (em especial o Vacchetta e o Waite-Smith) pintados à mão em uma arte única #wishlist. Podem ser conferidos no blog Arte do Tarô.
E hoje ela vem nos apresentar uma das imagens arquetípicas mais complexas da Corte: o Rei de Copas. E nos presenteia - abençoada seja! - com a sua visão da imagem em expressão pictórica.
Deleitemo-nos.

Sempre usei o tarô na forma de um oráculo meditativo, que propicia insights de compreensão de nossos estados interiores e por isto, também, como um material de extrema importância nas artes. Pintar um tarô para mim é uma forma de transmitir minha própria compreensão sobre estas vivências realizadas através da meditação, por isto resolvi escrever um pouco sobre minha visão particular sobre o “Senhor das Águas”, o Rei de Taças, no entanto, sem pretensão de estar de acordo com os tarólogos em geral, uma vez que não sou taróloga, apenas uma estudante e pintora que é fascinada pela sabedoria que é transmitida através de imagens muitas vezes exóticas e incompreensíveis e que por serem universais nos falam a cada um de nós de uma forma totalmente particular.

Rei de Copas
Baralho da autora

Acredito que os mais complexos arquétipos do tarô são os que estão diretamente relacionados com o elemento Água, elemento feminino, lunar, emocional, profundo e mais complexo ainda, quando relacionado à um aspecto masculino, neste caso, o Rei de Taças, um ser “aparentemente” calmo e gentil, doce, amável, sentimental, profundamente ligado aos valores familiares, criativo, sábio tanto espiritual quanto materialmente, mas extremamente contraditório e complexo como seu signo astrológico: Câncer.
Geralmente o Rei de Taças é representado em seu trono, flutuando sobre o mar ou muito próximo às águas, no entanto ele jamais está em contato direto com as águas. Ele jamais mergulha nas águas profundas da emoção e isto se deve ao fato de que ele já conhece muito bem suas águas e sabe o que há em suas profundezas. Ele já passou pela experiência máxima.
Este conhecimento absoluto sobre seu elemento lhe dá poder sobre todas as questões emocionais, tornando-o um grande conselheiro ainda que, de forma contraditória ele se feche totalmente quando precisa de ajuda...ele é “o curador que não pode ser curado” e este aspecto está relacionado com o caranguejo, que se fecha em sua dura carapaça sempre que se sente vulnerável.
Por causa de seu grande conhecimento das profundezas da alma, ele nos oferece não o mar, mas apenas uma pequena fração dele, apenas uma taça de água... “Água é Cura!”  e beber desta água que nos é oferecida, significa nos conectar com os aspectos mais profundos de nossas emoções de forma equilibrada, dosada, homeopática... 
A influência da Lua sobre as marés já é conhecida desde a antiguidade, e na astrologia medieval acreditava-se que esse astro controlava tudo o que está relacionado à água. Como a Lua “movia” a água dos mares, pensava-se também que ela controlava as mudanças dos líquidos internos do corpo, especialmente os do cérebro. Por muito tempo acreditou-se que a Lua estivesse ligada à loucura e fosse responsável pelas pessoas ficarem “lunáticas”...Quem mergulha nestas águas profundas jamais volta o mesmo! 
Por isso mesmo, por se tornar “diferente” após vivenciar grandes experiências emocionais, o Rei de Taças aparece totalmente só no meio do Grande Mar. O sentimento de solidão o leva a buscar a convivência com outras pessoas que lhe preencham a sensação de vazio provocada pela distância, pela experiência de se saber exatamente quem ele é. Por isto as ligações familiares lhe são extremamente importantes. A família e seu amor é seu porto seguro.
O Rei de Taças tem uma grande ligação com o sacerdócio e a vida interior é fundamental para ele, que precisa do sobrenatural e do místico para ter equilíbrio, aspecto representado pelo peixe.

Em seu aspecto negativo, o Rei de Taças se torna uma pessoa bastante difícil, instável e de humor variável – influência sobretudo lunar.

No entanto, enquanto olho para meu Rei de Taças, a vontade que dá é de mergulhar nestas águas, influência da Lua, é claro...que mexe com nossas emoções e nos torna impulsivos caso não ouçamos os sábios conselhos do experiente Senhor das Águas.

Saúde!!

Cavaleiro de Copas
Thoth Crowley-Harris

Nota do editor: Em alguns baralhos, como o Thoth, os Reis são substituídos pelos Cavaleiros. Existem diversas possibilidades de análise dessa perspectiva; porém, em última instância, aplica-se tanto aos Reis quanto aos Cavaleiros os mesmos significados propostos.
Atenção: essa interpretação só é possível quando houver a carta do Príncipe substituindo o Cavaleiro original.

2 comentários:

  1. E mergulhar nessas aguas não e mesmo tarefa fácil.há que ser um louco do tarot. Bjs e excelente texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre grata pela amizade e pelo espaço, Emanuel!!
      E como é preciso ter coragem, Augusto...principalmente para os que são do elemento ar e fogo, como eu. Um sinal disto no meu caso, é o grande fascínio que sinto pelo mar, mas que dá um grande medo...isso dá!
      Então faço uma espécie de "cura da água" através da pintura.
      Abraços.

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...