quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O Tarô de Paco Cao.


Olá pessoal. O Page Not Found divulgou uma notícia inusitada: Paco Cao, artista espanhol e doutor em história da arte, criou um Tarô inspirado em artistas falecidos: The Eternal Rest.

Cao ganhou renome em 1996 com o projeto Rent a body [Aluga-se um corpo] (1993/1999), através do qual convertia seu corpo em um objeto acessível por meio de uma simples transação econômica, a partir da qual o locatário usaria seu corpo para toda série de atividades ou ações. Cao, que tem doutorado em história da arte, demonstra em sua obra seu conhecimento de história, embora também some a isso uma profunda reflexão dos diversos dispositivos teóricos e conceituais. Desde seus primeiros projetos, o corpo tem sido um interesse constante para Cao, assim como os diferentes usos dele como veículo de erotismo, religião, ícone histórico etc. Seu projeto Do you look like JP? [Você se parece com JP?] (2003), consistiu em organizar um concurso para encontrar um dublê do personagem Juan de Pareja, retratado por Velázquez em 1650. A consciência da história e a tentação de inserir a ficção em suas narrativas manifestam-se em seu projeto Félix Bermeu: vida soterrada (2004/2005), que consiste em escrever e publicar uma biografia romanceada do personagem de mesmo nome, apresentado como documento histórico, porém inteiramente fabricado pelo artista. (Fonte)
Amy Winehouse

A ideia de criar um baralho inspirado em personalidades não é nova. A novidade conforme o site, é que o artista espanhol está fazendo a leitura do futuro de visitantes da sua última exposição em Londres, usando um baralho (dito) nada convencional: nas cartas as figuras místicas tradicionais foram substituídas por ídolos da música já falecidos: Michael Jackson, Whitney Houston, Amy Winehouse e Kurt Cobain, "pela forte influência que eles têm sobre outras pessoas"

O que será que Whitney tem a dizer?

"Você está fazendo graça com o projeto?", perguntou um repórter do "Huffington Post"
"Não, isso é muito sério", retrucou o artista, que diz usar o espírito de Hermes para conectar os interessados a uma das estrelas falecidas. 

Michael Jackson

O "cliente" escolhe uma das 80 cartas do baralho e se prepara para a leitura do futuro. 
Paco Cao disse ter se preparado arduamente para o projeto, estudando espiritualismo, futurologia e ocultismo.
Um daqueles casos que eu sequer comento. Só assisto.
O quê será que essas cartas, chamadas de Tarô, supostamente funcionais como oráculo inspirado pelo espírito de Hermes, podem dizer..?
Confesso que estou curioso para saber.
"Eternal Rest" vai ser apresentada na galeria (Art)Amalgamated em Nova York de 30 de outubro a 10 de novembro de 2012. Quem passear por lá, conte-me depois como foi.
Abraços a todos.

2 comentários:

Quando um monólogo se torna diálogo...