quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A Jornada do Louco em sua Autodescoberta: Os Enamorados.




Olá pessoal. Curiosa e sincronicamente, o último passo da caminhada do Louco rumo a sua autodescoberta neste ano é justamente o Arcano regente do ano vindouro. Ou seja, temos aqui uma dica, um sussurro, um toque casual que nos lembra do que enfrentaremos nesses dias que virão.

Você confia que a Deusa Athena o afagará para sempre?

Até o momento, terminamos a aprendizagem com os quatro sábios. Será mesmo? Aqui, o Herói tem a tentação de parar, porque já está bom. Ou porque há tanto ainda a aprender com os Mestres... Ou por uma preguiça disfarçada de humildade que diz que, quando o Mestre quiser, ele dará um sinal e assim saber-se-á que a hora chegou. 
Sinto dizer. Tudo isso muito longe da verdade.
Nesse caminho ainda temos sangue e sêmen a jorrar.

Enamorados
Ancient Italian

A carta dos Enamorados está entre as cartas do Tarô com maior número de representações diferentes, e em todas o tema amor está em evidência. Mas, como enquadrar o amor no Caminho do Herói? Não temos, em português, palavras definidoras do amor como em grego. Temos adjetivantes, mas partem do mesmo amor. Do mesmo conceito.
Da mesma forma, essa carta representa escolhas. Caminhos a se seguir, ou não. Uma perspectiva para essa análise deu-se pelo fato do jovem estar entre duas mulheres. Lembra-se que eu disse que o Hierofante prepararia um caminho que seria trilhado nas duas cartas seguintes? Começamos a ver isso delinear-se aqui. Se outrora o Hierofante ocupava papel preponderante entre os dois noviços, aqui o homem é equalizado às duas mulheres. Ele não vê de forma clara suas motivações, tendo que ouvir uma e outra para fazer sua escolha, ou, em outra análise, sendo guiada por uma em direção à outra.
Portanto, nesse momento da caminhada, o Herói perde o senso de referência analítico proposto pelo Hierofante. Só pode contar com os instintos, com o pulsar do coração, com o resfolegar da respiração. Só pode contar com o fato de que está vivo.
E, estando vivo, qualquer coisa é possível.
Há quem considere, portanto, esse o primeiro passo da aventura. Na verdade, esse é o encerramento da primeira etapa, a preparação. O Herói nunca estará pronto na verdade; pronto ele só estará quando ver o sucesso, o encerramento. Estar pronto é quase como dizer que ele conhece o fim da jornada. Ele se prepara para o Desconhecido, e o Desconhecido é sempre uma surpresa.
Por isso é bom conhecer o máximo de probabilidades possível, um leque de referências, mas não se ater a elas senão como adendos à própria capacidade. Aqui, tomado de terror, o Herói descobre que ele só pode contar consigo mesmo, já que ninguém, nesse mundo ou no outro, pode fazer qualquer escolha ou tomar qualquer atitude em seu lugar sem levar toda a aventura à derrocada.
Eu não disse que a parte divertida começava agora?
Se os Enamorados saíram na posição da Separação, está na hora de você sair da sua zona de conforto. Esqueça o que você já fez, esqueça as justificativas, esqueça as desculpas. E comprometa-se com o seu futuro, o passado está perfeito e polido demais, não precisa mais dos seus préstimos. Se saiu na posição da Iniciação, o momento é agora. Pelo quê seu coração pulsa mais forte? O que tira seu ar? Como foi que você reencontrou seu motivo para viver? Responda e aja, sem pensar muito – você já pensou o suficiente. Se essa carta saiu na posição do Retorno, sim, você fez o suficiente. Mas o que resultou dessa suficiência? Está na hora de abraçar apenas o essencial. Onde está o seu coração, está o seu tesouro.
Os exercícios propostos e a bibliografia utilizada estão em um arquivo PDF. Para baixar, clique aqui. Caso queira conhecer outras versões dessa carta, clique aqui.
Abraços a todos, até o próximo passo. Espero que vocês tomem a decisão correta. Ou ao menos, enfrentem o seu Destino, de peito aberto. Ou talvez, simplesmente deem outro passo, sem a menor certeza do que virá – tudo é válido nesse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando um monólogo se torna diálogo...