quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

The Game of Thrones Lenormand: 05. As Árvores-Coração


Olá pessoal. Continuando com nossa construção de significados para o Game of Thrones Lenormand, chegamos a quinta carta do baralho, a árvore. E, nas Crônicas de Gelo e Fogo, nenhuma árvore tem mais importância que as árvores-coração.
Catelyn nunca gostara daquele bosque sagrado.
Nascera entre os Tully, em Correrrio, mais ao Sul, nas margens do Ramo Vermelho do Tridente. O bosque sagrado que lá havia era um jardim, luminoso e arejado, onde grandes árvores de pau‑brasil espalhavam sombras sarapintadas por córregos que rumorejavam entre as margens, aves cantavam em ninhos escondidos e o ar era perfumado pelo odor de fores.
Os deuses de Winterfell mantinham um tipo diferente de bosque. Era um lugar escuro e  primordial, três acres de floresta antiga, intocada ao longo de dez mil anos, enquanto o castelo se levantava a toda sua volta. Cheirava a terra úmida e a decomposição. Ali não crescia o pau‑brasil. 
Aquele era um bosque de obstinadas árvores sentinelas, revestidas de agulhas cinza‑esverdeadas, de poderosos carvalhos, de árvores de pau‑ferro tão velhas como o próprio reino. Ali, espessos troncos negros enroscavam‑se uns aos outros, enquanto ramos retorcidos teciam um denso dossel elevado e raízes deformadas batalhavam sob o solo. Aquele era um lugar de profundo silêncio e sombras meditativas, e os deuses que ali viviam não tinham nomes.
Fonte: A Guerra dos Tronos, George R. R. Martin, Ed. LeYa, Brasil, 2010.

Existem florestas sagradas, onde crescem "árvores divinas" chamadas weirwood (que pode ser traduzida como "árvore do destino") ou árvores-coração. Essas árvores possuem protuberâncias que se assemelham a rostos e olhos esculpidos por onde escorre seiva vermelha. As orações, juramentos e os casamentos são muitas vezes realizadas na floresta sagrada.
Acredita-se que os rostos foram esculpidos nas weirwoods pelas crianças da floresta, mas o seu significado ou propósito não é completamente compreendido pelos homens.
Os deuses antigos são espíritos da natureza, sem nome, que são principalmente adorados no Norte embora ainda haja adeptos dessa religião nas regiões do sul.
Foram primeiramente adorados pelos crianças da floresta, mas os Primeiros Homens se afastaram das suas crenças anteriores em favor dos espíritos adorados pelas crianças.
Quando os Ândalos (que vieram do oeste) conquistaram o sul de Westeros (carta 04 do Game of Thrones Lenormand), eles trouxeram com eles a sua Fé dos Sete (fé nos Sete deuses).
Os espíritos foram então apelidados de Deuses Antigos e a prática do seu culto tornou-se limitada ao norte de Westeros.
Antigamente todas as casas nobres tinham um floresta divina com uma árvore de coração em seu centro, mas muitas famílias deixaram de seguir os deuses antigos e converteram suas florestas divinas em jardins seculares.


Eddard Stark (carta 06 do Game of Thrones Lenormand) acredita na floresta divina e frequentemente faz orações aos deuses antigos, assim como Jon Snow (carta 30 do Game of Thrones Lenormand). (Fonte, adaptada)


Quando a carta da Árvore-Coração sai no seu jogo, é momento de se voltar às origens. As raízes fortalecem a árvore. Quais hábitos e situações abandonados recentemente deixaram saudade, ou mal-estar? Como anda a sua saúde? Sabemos que os efeitos nocivos à saúde não são imediatos, são resultado de hábitos e comportamentos inadequados. Você se considera próspero, em paz? Ou andaram derrubando árvores do seu bosque sagrado?

2 comentários:

  1. Oi, Emanuel! Passei para desejar um Natal com luz, amor e saúde para você e para os que ama. Um abraço!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...