quinta-feira, 7 de março de 2013

The Game of Thrones Lenormand: 11. O Chicote de Stannis Baratheon



Lorde Stannis Baratheon é o irmão do meio entre os Baratheon Robert e Renly. Ele serviu no pequeno conselho do Rei Robert Baratheon como Mestre dos Navios e também era Lorde de Pedra do Dragão. Após a morte de Robert, ele se declarou o herdeiro legítimo do irmão e passou a reivindicar o Trono de Ferro, embora tenha pouco apoio em sua pretensão.


Assim como seus irmãos, Stannis é um homem grande - alto, de ombros largos e fortes. Ele não é descrito como atraente, já que não possui a beleza de seu irmão Renly ou de Robert, quando era mais novo (o que eu acho particularmente muito estranho, já que até os bastardos do Robert Baratheon são descritos como atraentes). Ele tem olhos azuis escuros e uma calvície avançada, deixando apenas uma franja de cabelo preto na cabeça ("a sombra de uma coroa"). Seu rosto é tenso como couro curado e ele tem bochechas encovadas. Os lábios são finos e pálidos.


É sério, teimoso, implacável e com um senso inflexível de dever e justiça. A teimosia e determinação de Stannis são lendárias, e foram bastante úteis durante a Rebelião de Robert, quando ele segurou o castelo de Ponta Tempestade contra o cerco dos Lordes Mace Tyrell e Paxter Redwyne por um ano, impedindo que a poderosa hoste da Campina pudesse se juntar ao exército lealista que lutava contra o irmão. A guarnição já estava sem suprimentos e numa situação desesperada quando foram salvos pela intervenção oportuna do contrabandista Davos Seaworth. Outra característica do seu caráter é não dissimular ou lisonjear. A relação dele com Davos (carta 34 do Game of Thrones Lenormand) é sintomática disso.


Apesar da lealdade de Stannis, Robert não lhe deu muito reconhecimento. Em vez de lhe agradecer por ter segurado Ponta Tempestade, ele agradeceu ao Lorde Stark por ter levantado o cerco. 
Stannis ficou descontente quando Robert o nomeou Senhor de Pedra do Dragão e deu Ponta Tempestade e todos os seus rendimentos para o irmão mais novo, Renly. Robert precisava de um governante forte para a ilha, já que lá era o símbolo do agora extinto poder dos Targaryen, e Stannis era mais adequado para a função do que o jovem Renly. Entretanto, a nomeação também foi pensada como uma desfeita, colocando o espinhoso Stannis a alguma distância do continente. Fiel e cumpridor, Stannis agiu como um administrador eficaz para Pedra do Dragão.
É um comandante experiente, marinheiro e guerreiro. Entretanto, sua personalidade atrapalha sua liderança. De fato, Stannis é pouco amado, tanto entre os plebeus quanto entre os nobres.


Seu estandarte é do Senhor da Luz - Rh'llor - o que aponta sua relação com a Sacerdotisa Vermelha (Carta 07 do Game of Thrones Lenormand). Isso o afasta ainda mais da predileção do povo.


A relação tórrida entre Stannis e Melisandre ainda terá muito o que oferecer. Aguardemos.


No seriado, Stannis Baratheon é interpretado por Stephen Dillane.


Quando o Stannis Baratheon estiver presente na consulta, lembre-se que a língua é um chicote que pode quebrar até ossos. E que os ossos quebrados podem não se soldar.
Agressão, pretensão, violência e uma vontade férrea: positivo ou negativo, só dá para saber em relação a algo, não per se.
Abraços a todos. E aguardemos o dia 31. Ansiosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando um monólogo se torna diálogo...