sábado, 5 de abril de 2014

Como criar um blog de Cartomancia. Ou: dicas para quem quer começar [PARTE 3]


Olá pessoal. Não esperava que essa série chamasse tanta atenção, mas fiquei muito feliz com os feedbacks. Vamos então falar um pouco mais sobre a construção dos blogs de Cartomancia.

Por favor, não coloque música automática. 

É igual colocar música bacana como despertador. Chega um momento que OLHA, cansa. Então, deixe a música para o Youtube dos leitores – que, possivelmente, já estarão ouvindo alguma coisa quando clicarem no teu blog. Estou ouvindo enquanto escrevo isso Lifehouse. Ficaria muito chateado se de repente eu abrisse um blog e ouvisse um mantra de paz universal ou coisa parecida. Fecharia o blog na hora.

Plágio é inadmissível. Sem mais.

Se o assunto é relevante, se você se sentiu inspirado a escrever depois de conversar com alguém, depois de ler uma postagem em algum grupo, depois de ler um livro, depois de fazer um curso... CITE ISSO. Se, em algum momento, você escrever algo que estava sendo comentado em outro lugar e alguém acusar você de plágio, esses pequenos detalhes serão de suprema valia na sua defesa. Estar com a consciência limpa garante credibilidade nos seus textos. É horrível você ler um texto super bacana, sentir aquela vontade de compartilhar e o Chrome apontar mais três ou quatro blogs com o mesmo texto. 
Cada um com uma autoria diferente.
A questão é de mão dupla. Se você quer saber se foi plagiado, simples: copie um parágrafo do teu texto e jogue no Google. Foi plagiado? Denuncie.

Atenção para o carregamento do blog. 

Imagens demais atrapalham. Tente manter um volume bacana, talvez três ou quatro imagens por postagem – afinal de contas, cartomancia lida com imagens. Se for um blog de carta do dia, uma imagem bastaria. Duas, para ficar bacana: a carta do dia +uma imagem referente à sua interpretação. Entende de Photoshop ou de algum outro programa de edição de imagens? Então aproveite, una as duas e crie a sua imagem ilustrativa.

Leia metablogs. 

Talvez essa seja a dica mais preciosa da lista inteira, já que se aplica a qualquer blog que você esteja inspirado a criar. Olha, se você quer um blog que prime pela beleza, só conhecendo blogs que ensinam a produzir tal beleza. Não existe outro meio. HTML e CSS não são bichos de sete cabeças. São linguagens. E demandam esforço como qualquer idioma para serem aprendidos. 
E é praticando que a gente aprende.

Eu sigo alguns metablogs com constância, e são eles que recomendo. Salvaram minha pele mais de uma vez:
Dicas Blogger: se você está trabalhando com essa plataforma, não existe metablog melhor do que um especializado unicamente nela. Como o Conversas Cartomânticas é nessa plataforma, quase não procuro nada fora deste blog - embora leia vários outros.
Gerenciando Blog: Excelente. Com dicas ótimas. Leitura tão fundamental quanto o Dicas Blogger, mas aqui temos colocações aplicáveis ao Wordpress.
Arruma Blog: Tão bom quanto. Vale a pena. Sobretudo, como disse anteriormente, se você preferir o Wordpress.
Eu sigo outros metablogs, mas alguns são tão herméticos que eu tento, tento e não consigo entender certos comandos, por mais que treine. Os comandos e técnicas ensinados nos blogs supracitados sempre funcionaram comigo.

[continua...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando um monólogo se torna diálogo...